A Nutrição durante a gravidez tem um papel muito importante para a saúde da mamãe e do bebê, porém nem sempre recebe a atenção necessária!
Por meio da alimentação as mamães podem ter maior qualidade no dia a dia com o melhor funcionamento do intestino e alívio dos sintomas que causam mal estar, como enjoo, náuseas, azia, queimação e até vômitos.
Já para o bebê, a alimentação também da mãe é fundamental para o desenvolvimento e formação do sistema nervoso central por meio de nutrientes, vitaminas e minerais em quantidades adequadas como vitamina D e ômega 3.
A falta de alimentos e nutrientes, ou o consumo excessivo de açúcar geram situações de estresse ao feto e pode causar alterações no metabolismo com consequências até a vida adulta, como o desenvolvimento de diabetes e obesidade.
Por isso:
✔️ Não fique sem se alimentar, faça de 5 a 6 refeições equilibradas por dia.
✔️ Tenha lanchinhos sempre a mão! Deixe uma porção de frutas secas na bolsa para não ficar com fome em emergências. ✔️ Hidrate-se! Beba bastante água!
✔️ Não consuma líquidos durante as refeições, para evitar azia e náuseas. ✔️ Consuma grande variedade de frutas, legumes e verduras.
✔️ Inclua peixe no cardápio, pelo menos duas vezes por semana. ✔️ Cuidado com a higiene dos alimentos. Confira aqui o passo a passo para fazer da maneira correta. ✔️ Não consuma alimentos crus. ✔️ Faça exames regularmente.
Uma alimentação equilibrada é a base para esta caminhada que está começando.
Vale lembrar que dietas restritivas durante a gravidez não são recomendadas, pois podem gerar situações de estresse tanto para a mãe quanto ao feto. Em caso de dúvidas, procure ajuda profissional com seu médico ou nutricionista.
Entre em contato e agende uma consulta para realizar um acompanhamento nutricional nesta fase de tantas descobertas.
Comments